loading

ACG0048

Fundamentos de Projeto

Ementa

A disciplina Fundamentos de Projeto (ACG0048) busca trabalhar a percepção da forma e a metodologia visual aplicada à cenografia. Neste sentido, promoverá o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho aplicada ao ofício do cenógrafo.

Objetivos

Com este curso, pretende-se desenvolver no aluno um pensamento crítico aplicado ao desenvolvimento de projetos em cenografia.

Ao final do curso, espera-se que o estudante esteja capacitado a um desenvolvimento formal que inclua conceitos de composição, a serem aplicados nas futuras disciplinas de projeto.

Metodologia do curso

Esta é uma disciplina de caráter prático. Todos os tópicos serão tratados em um desenvolvimento cumulativo de exercícios, que irão resultar em dois pequenos pré-projetos no meio e no final do curso. Neste sentido, é fundamental a presença pontual em sala de aula e o acompanhamento de todos os projetos da turma. Espera-se que cada estudante possa auxiliar seus próximos nas tarefas: assim, haverá uma evolução em grupo.

Todos os exercícios serão iniciados em sala de aula e finalizados em casa, para apresentação na aula seguinte.

Como forma de avaliação, serão considerados todos os trabalhos desenvolvidos, devidamente mostrados em apresentação pública para banca.

Lista de material

Esta é uma lista básica de materiais a serem usados na disciplina. Haverá trabalhos em que outros materiais serão demandados.

  1. conjunto de lápis (H / HB / B / 2B / 4B / 6B)
  2. canetas nanquim descartáveis (0.1 e 0.3)
  3. borracha
  4. régua graduada de metal 60cm
  5. régua graduada de acrílico 30cm
  6. estilete (faca Olfa)
  7. bisturi para corte de papel (faca X-Acto)
  8. cola branca Cascorez (tubo de 500g)
  9. cola de isopor
  10. compasso
  11. par de esquadros (de preferência, de acrílico)
  12. bloco de papel Canson A3 180g ou superior
  13. bloco de papel A3 90g
  14. base para corte A3 ou A2 (opcional, mas recomendável ter em casa)
  15. pasta A3 para guardar os desenhos

Calendário de aulas - 2016/2

dias e horários das aulas: Quintas-feiras, de 17 às 19 horas
local: Sala IV-202 – Departamento de Cenografia/CLA/UNIRIO

AULA 01
25 de agosto de 2016

NÃO HAVERÁ AULA NA QUINTA-FEIRA, DIA 1º DE SETEMBRO, DEVIDO AOS EVENTOS DO FITU

AULA 02
08 de setembro de 2016

AULA 03
15 de setembro de 2016

AULA 04
22 de setembro de 2016

AULA 05
29 de setembro de 2016

AULA 06
06 de outubro de 2016

AULA 07
13 de outubro de 2016

AULA 08
20 de outubro de 2016

AULA 09
27 de outubro de 2016

AULA 10
03 de novembro de 2016

AULA 11
10 de novembro de 2016

AULA 12
17 de novembro de 2016

AULA 13
24 de novembro de 2016

AULA 14
1º de dezembro de 2016

AULA 15
08 de dezembro de 2016

AULA 01 - 25/08/2016

Apresentação e introdução

_primeiros desenhos de compreensão espacial (à mão livre): divisão do cubo em 8, 27 e 64 cubos iguais. (Começar em aula e terminar em casa, para a aula seguinte).

_para a aula seguinte: fazer 3 cubos, a partir do hexágono (com instrumentos de desenho), e dividi-los em 8, 27 e 64 cubos iguais.

AULA 02 - 08/09/2016

Compreensão espacial

_fazer 4 cubos, a partir do hexágono (com instrumentos de desenho), e dividir cada um deles em 64 cubos iguais.

_em cada um dos cubos desenhados, selecionar 10, 12, 14 e 16 cubos menores que sejam visíveis, e não bloqueiem a vista de nenhum outro;

_a seleção deve ser feita com chapadas de grafite (usar diferentes lápis).

(Para começar em sala de aula e terminar em casa, para a aula seguinte.)

AULA 03 - 15/09/2016

Compreensão espacial

_dividir uma folha de papel formato A3 em seis partes iguais (3+3);

_desenhar em cada uma das partes um cubo, a partir do hexágono, com 50 mm de lado;

_através de chapadas de grafite (usar 3 diferentes lápis para cada cubo), deixar 3 cubos  opacos, e 3 cubos translúcidos, sempre pensando de onde vem a iluminação.

(Começar em sala de aula e terminar em casa, para a aula seguinte.)

AULA 04 - 22/09/2016

Voltando às duas dimensões

_Em uma folha de papel A3, desenhar um cubo (a partir do hexágono) com 120 mm de lado;

_Dividir este cubo em 64 cubos iguais;

_transformá-lo, através da aplicação de chapadas de grafite, de forma a que perca a ilusão de tridimensionalidade;

(Começar em sala de aula e terminar em casa, para a aula seguinte.)

AULA 05 - 29/09/2016

Malha gráfica e padrão

_Em três folhas de papel Canson A3, desenhar três cubos (a partir do hexágono) com 120 mm de lado e dividi-los em 64 cubos iguais (cada desenho em uma folha);

_a partir dos desenhos, estender as linhas de forma a ocupar todos os papéis, desenvolvendo uma malha gráfica;

_fazer 10 cópias xerox de um dos desenhos, para testes;

_através de chapadas de grafite, criar um padrão gráfico sobre a malha desenhada, de modo a que se perceba um módulo e suas devidas repetições.

(Começar em sala de aula e terminar em casa, para a aula seguinte.)

AULA 06 - 06/10/2016

Malha gráfica, padrão e relevo

_definido o padrão gráfico sobre a malha desenhada, utilizar as folhas de teste com cortes e dobraduras para a criação de um padrão em relevo.

(Começar em sala de aula e terminar em casa, para a aula seguinte.)

AULA 07 - 13/10/2016

Malha gráfica, padrão e relevo

_Fazer o acabamento (pranchas) da malha gráfica, do padrão gráfico e do relevo criados.

(Começar em sala de aula e terminar em casa, para a aula seguinte.)

AULA 08 - 20/10/2016

Desdobramento da forma

A partir de dois papéis formato 30 x 30 cm, desenvolver duas formas baseadas na malha gráfica e no relevo criados: uma forma que passe a idéia de abertura e outra que transmita a idéia de fechamento.

Não pode haver perda de papel: apenas corte e dobra.

(Começar em sala de aula e terminar em casa, para a aula seguinte.)

AULA 09 - 27/10/2016

Desdobramento da forma

Acabamentos finais nos trabalhos.

AULA 10 - 03/11/2016

Planos seriados: ritmo na forma

_Criar um cubo, com 20 cm de lado, através de planos seriados;

_Neste cubo, ainda em planos seriados, deverá ser adicionada uma segunda forma volumétrica e subtraída uma terceira;

_Trabalhar o ritmo na distribuição dos planos;

_Trabalhar conceitos de forma positiva e negativa.

AULA 11 - 10/11/2016

Planos seriados: subtração da forma

Continuação do trabalho.

AULA 12 - 17/11/2016

Planos seriados: desenhos de representação

Desenvolver desenhos de representação da forma criada, com aplicação de luz e sombra.

AULA 13 - 24/11/2016

Planos seriados

Acabamentos finais nos trabalhos.

AULA 14 - 01/12/2016

Acabamentos finais

Finalização de todos os trabalhos e prática da apresentação.

AULA 15 - 08/12/2016

Avaliação final

Apresentação pública (para banca) de todos os exercícios desenvolvidos.